Prontuário Eletrônico Instantâneo


Fábio Castro

Todo computador permite a criação de um Prontuário Eletrônico em menos de um minuto. Clique no menu iniciar no canto inferior esquerdo da tela, vá em “programas”, clique em Acessórios”, depois em “Wordpad”. Digite o nome do paciente e depois todos os dados do atendimento, prescrição, exames complementares atestados, etc ,que você quiser e pronto. Basta Imprima, assinar e carimbar. Pronto, temos um Prontuário Eletrônico. Os quatros passos são mostrados abaixo.

peinstantaneo

A Interface Gráfica abaixo seria de uma prescrição no Wordpad (falta a data).

peinstantaneo2

Na verdade a edição de textos e a impressão para documentar o atendimento é uma das funções do Prontuário Eletrônico, mas um Editor de Texto não pode ser chamado de Prontuário Eletrônico por não ter todas as funções. Um Prontuário Eletrônico verdadeiro deve ser capaz de mudar a conduta do profissional para melhor seja ganhando tempo, facilitando o atendimento, apoiando o cuidado do paciente, troca de informações entre os profissionais de saúde, apoio legal, suporte à pesquisa clínica ou epidemiologia, apoio a educação continuada, gerenciamento da saúde e serviços e outros que não lembro agora.

De qualquer modo o profissional sempre estará de frente de situações onde o Prontuário Eletrônico não estará funcionando, seja por problemas de software, ou problema de rede no caso de um Prontuário Eletrônico em rede. O exemplo acima serve para continuar o uso do computador com um Prontuário Eletrônico “instantâneo” e manter algumas capacidades do computador visto que a maior parte já está mesmo perdida, pelo menos temporariamente. Como os editores de texto estão sempre presentes em um computador não custa nada usar para, pelo menos, compensar o problema de escrita de boa parte dos médicos.

Eu já trabalhei em um local que o Prontuário Eletrônico era tão ruim que eu preferia improvisar um com o Wordpad. Abria um Wordpad para o prontuário, um para a prescrição, outro para os exames, outro para relatórios, outro para atestado etc. Bastava copiar e colar o nome entre as janelas.

Para ganhar tempo eu usava o rascunho do programa de email para salvar as prescrições de medicamento já prontas. Era só copiar e colar as medicações. No caso das gigantescas prescrições de hipertensos e diabéticos eu simplesmente copiava toda a lista de medicações e ia apagando as que o paciente não usava, editando os dados.

No exemplo abaixo eu simplesmente apagaria a posologia que não seria usada

Captopril 25mg – uso contínuo
Tomar 1 comp de 12 em 12 horas
Tomar 1 comp de 8 em 8 horas

2 Respostas to “Prontuário Eletrônico Instantâneo”

  1. Paulo C B Freire Says:

    Prezado Fabio Castro

    Boa noite

    Sou médico e trabalho em um projeto pessoal chamado Portal Saúde Direta há aproximadamente 5 anos, com uma equipe multidisciplinar. Lançamos o Beta-teste esta semana e gostaria de sua avaliação. É uma plataforma de trabalho médico (www.saudedireta.com.br) totalmente web, GRATUITA aos médicos, com Banco de dadosd e Medicmaentos, Interações medicamentosas on line, agenda eletrÕnica e demais funcionalidades.

    Foi projetado, concebido e realizado por médicos, para ficar com a cara de médicos.

    Atenciosamente

    Dr Paulo Freire

  2. Iracema Lopes da Cruz Says:

    Paulo, acredito que com um sistema de busca ficaria bem mais papido eu não visualizei os receituarios.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: