Lembretes


Fábio Castro

Durante um atendimento o médico pergunta a paciente se a menstruação está normal. A paciente responde que já fez histerectomia e o médico passa a maior vergonha por ter esquecido esta informação. Aconteceu comigo logo com a esposa do Coronel.

As ferramentas de lembretes de um Prontuário Eletrônico são meios bem simples para evitar estes percalços e outros erros. Ao abrir o Prontuário Eletrônico de um paciente a primeira coisa que aparece são os lembretes que eu criei. A Interface gráfica abaixo é um exemplo de lembrete.

lembrete

Sem uma lista de problemas no Prontuário Eletrônico que uso acabei aproveitando para usar também como lista de problemas. O problema é que logo após sair da ferramenta de lembrete a lista de problemas também desaparece sendo que o ideal é que ficasse sempre a mostra.

Também sinto falta de vários tipos de lembretes. Os lembretes que crio são visíveis por todos e as vezes gostaria que alguns tipos de lembretes fossem visto só por mim (ex: paciente cria caso com a gerente se não conseguir o que quiser). Às vezes os lembretes seriam necessários apenas para os membros da equipe (ex: não é morador da área). Em outras ocasiões o lembrete poderia ser direcionado a um profissional que eu escolhi (ex: A Psiquiatria – Dr. Fulano – o paciente recusou tomar a medicação prescrita e ….).

Ao entrar na seção de prescrição gostaria que aparecesse avisos automáticos que eu criei pois existe o risco de esquecer do aviso de alergia a um certo medicamento lá no inicio da consulta (ou contra-indicação, efeito colateral etc). O mesmo vale para os exames laboratoriais. Seria interessante ver avisos de exames alterados (ex: leucopenia em agosto 2009) ou avisos para quando pedir o próximo exame de rotina.

4 Respostas to “Lembretes”

  1. solange Says:

    Olá, Fabio
    Tudo bem?
    Sou jornalista, encontrei seu blog e gostaria de fazer uma pequena matéria com vc. é possível? se for, entre em contato comigo por email. obrigada. Solange

  2. marcio Says:

    Conheça o idmed.com.br voce vai gostar o melhor prontuario eletronico disponivel

  3. CLAUDIO CANDIANI Says:

    Olá Fábio, o que fazia era usar o campo R onde fazia lista de problemas. Na proxima consulta eu repetia a lista de problemas e só colocava data com o andamento . Os lembretes importante seu punha em cima. Não é algo que sai no prontuário mas pactuei com demais profissionais da unidade para olharaem a lista de problemas.
    Penso que na nova plataforma do gestão a ponta deveria ser ouvida, não acha?
    abraços
    cláudio

  4. infomedpsf Says:

    O problema do R (resumo) é que não é a primeira coisa que aparece quanso se abre o prontuário e tem que atualizar sempre. Com o “L” não tem este problema. Por outro lado o “R” aparece em todas as guias.
    Ouvir a ponta é uma das garantias de sucesso de um prontuário eletrônico. O problema é que a maioria vai achar uma maravilha, mesmo não entendendo nada, e sem muito senso crítico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: