Acompanhamento Hospitalar Virtual


Fábio Castro

O Médico de Família e Comunidade (MFC) tem como uma de suas atribuições acompanhar os seus pacientes também no hospital. No PSF, com uma população muito grande para os padrões internacionais (4.000 x 1500) esta função ficou difícil de ser preenchida. O problema piora pois os hospitais não tem esta estrutura e nem a maioria dos profissionais tem consciência dessa função.

De certa forma é possível pensar em algumas ferramentas para o MFC usar o Prontuário Eletrônico para apoiar esta função pelo menos de forma parcial.

O Prontuário Eletrônico já permite que um paciente acompanhado por vários profissionais tenha os dados visualizados por todos. Os pacientes internados em um hospital ou sendo atendidos em um serviço de Pronto Atendimento. Um sistema de alerta simples poderia permitir que o médico do PSF tivesse um aviso em tempo real de um paciente sendo atendido em condições de urgência/emergência ou foi internado em um Hospital.

A consulta seria virtual e com a possibilidade de fazer comentários. Não seria o mesmo que uma visita real, mas uma avaliação parcial já pode trazer alguma melhoria. O simples fato do médico “do outro lado” saber que o seu trabalho está sendo avaliado ou vigiado já é uma pressão para a qualidade do atendimento. O MFC pode observar os dados e ver que tem que tomar a iniciativa de intervir evitando complicações.

O acompanhamento pode até ser planejado ao se encaminhar um médico para o serviço de Pronto Atendimento. O acompanhamento seria até agendado para ser visualizado mais tarde ou no dia seguinte. O médico teria acesso fácil ao diagnóstico, resultado de exames etc. O mesmo pode ser feito com os médicos do Hospital ou pronto atendimento tendo a opção de ver a evolução do paciente ao ser atendido depois pelo médico do PSF.

Desconheço se existe alguma ferramenta parecida, mas o exemplo mostra bem o potencial do Prontuário Eletrônico de viabilizar algumas práticas, condicionar os médicos a atuar na APS como deveriam mesmo sem ter consciência, levando a uma mudança real da prática médica.

Uma resposta to “Acompanhamento Hospitalar Virtual”

  1. Fernanda Says:

    Isso é uma iniciativa, muito importante, que com certeza gera resultados satisfatório a todos, se todo profissional pensasse desta forma, a saúde não estaria tão precária.
    Parabénsssssss
    pela iniciativa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: