Prevenção Quaternária – Calculando Fator


Fábio Castro

O primeiro Prontuário Eletrônico que usei tinha uma ferramenta muito interessante para calcular a dose de medicações em pediatria. Era o “fator”, ou o número que multiplicado pelo peso irá mostrar a dose adequada (para cada esquema de administração). Os “fatores” não vinham embutidos no programa e o usuário tinha que determinar qual fator usar para cada droga.

O programa ainda tinha limitações pois a dose de uma medicação nem sempre é fixa e pode variar conforme a patologia e não havia esta flexibilidade no software. Funcionava bem criando um fator médio para poder facilitar arredondar os valores para facilitar o uso.

A interface gráfica abaixo é um exemplo de prescrição usando fator (clique na imagem para aumentar de tamanho). Primeiro é necessário indicar o peso do paciente (1). Escolhendo a patologia o software calcula automaticamente a dose (2). O médico então preenche o campo com a dose desejada fazendo ajustes (3) o que não foi necessário no exemplo abaixo. Depois é só escolher a duração do tratamento e imprimir.

Uma resposta to “Prevenção Quaternária – Calculando Fator”

  1. Maria Lopes Says:

    Olá. Achei muito interessante este software e gostaria de saber como eu posso adquiri-lo para instalar no meu consultório.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: