Edição de Texto com Dados Não Estruturados


Fábio Castro

No post anterior foi dada certa ênfase a edição de texto estruturado. Em relação a edição de texto não estruturado existem algumas ferramentas que podem ajudar. O principal problema a ser resolvido é a lentidão da entrada de dados. Para ser exato o principal problema é a digitação do texto.

Estudos na Inglaterra e Holanda mostram que os médicos de família (General Practitioner) que usam Prontuário Eletrônico durante a consulta médica gastam menos tempo entrando dados e é menos detalhado comparado com os médicos que trabalham nos hospitais. A mesma bibliografia cita que os médicos gastam cerca de 38% do seu tempo escrevendo no prontuário manual (1). Um Prontuário Eletrônico que permita economizar tempo com digitação será muito bem vindo seja para aumentar o tempo disponível para o paciente ou para atender mais pacientes.

Um dos primeiros prontuários eletrônicos, o DIOGENE, usava especialistas treinados para entrar os dados que eram ditados por um telefeno por um médico. Os dados narrativos apareciam automaticamente na tela do computador. Os médicos não gostam de digitar textos e no SUS certamente não existe a possibilidade de um profissional só para esta função além de criar problemas de entrada de dados incorretos e problemas éticos de acesso aos dados do paciente.

Uma boa ferramenta para digitação rápida é aprender datilografia. Eu digito muito rápido por já ter feito um curso de datilografia e é bem mais rápido que a escrita manual. A imagem abaixo é de um programa que ensina datilografia (clique na imagem para aumentar o tamanho).

O programa mostra que consigo digitar mais de 250 caracteres por minuto. É o tempo que eu gasto para digitar um bom exame físico e fica mais rápido que a esecrita manual (que nem eu consigo ler depois). O tempo perdido com o curso resultará em um tempo valoroso a ser economizado depois. Um programa para aprender datilografia poderia até ser incluso no prontuário eletrônico.

É bom lembrar que o treinamento dos profissionais é um dos fatores de sucesso na implantação de um Prontuário Eletrônico e aprender datilografia pode ser considerado.

Outra ferramenta que pode ajudar na digitação de texto são as ferramentas de completar palavras. A GIF animada abaixo é um exemplo de como funciona (clique na imagem para aumentar o tamanho e entender como funciona). Deve ser  uma ferramenta opcional pois nem todos gostam e pode até atrapalhar se não souber usar. As ferramentas de completar palavras podem ser usadas em qualquer módulo de um prontuário eletrônico como a busca do nome do paciente, busca por medicações e exames.

Outra ferramenta que deveria estar disponível em todos os prontuários eletrônicos é um corretor ortográfico. Eu digito extremamente rápido, mas também com muitos erros. O corretor seria uma solução corrigindo automaticamente os erros ou indicando os erros depois na revisão. Os corretores ortográficos atuais indicam até erros de gramática.

Um corretor ortográfico para médicos tem que considerar termos técnicos. Por exemplo, o sinal de Brudzinski é escrito com “i” ou com “y”? O mais comum é não ter muita certeza de como escrever palavras pouco usadas como o termo acima.

Também existem tecnologias que ajudam na edição de texto como os programas de reconhecimento de voz e telas especiais que transformam palavras escritas com uma caneta especial na tela para texto digital. Os palmtops usam programas para “Handwriting Recognition”, como o Graffiti, mas para entrada de grande quantidade de texto é recomendável o uso do teclado. Estas tecnologias podem ser uma esperança para o futuro como no caso SUS. A imagem abaixo é de uma tela de vídeo digital com capacidade de reconhecer textos escritos na própria tela.

O reconhecimento de voz nunca fez sucesso. O programa inicia com o treinamento da máquia e o vocabulário usado pode ser bem vasto e ainda assim com muitos erros deixando o sistema inviável.

1 – The Computer-based Patient Record : An Essential Technology for Health Care – Dick, Richard S.; Steen, Elaine B.; Detmer, Don E.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: