Ferramenta de Sumário no Prontuário Eletrônico


Fábio Castro

Uma das funções do Prontuário Eletrônico é apoiar o acesso aos dados clínicos com ferramentas para mostrar uma visão integrada dos dados do paciente. O acesso inadequado as informações clínicas é uma das principais barreiras que os médicos encontram quando tentam aumentar sua eficiência na prática diária. Uma parte importante do apoio a decisão clínica é ter as informações chaves que o médico precisa.

Um prontuário manual que sofre de “obesidade” torna difícil o acesso as informações necessárias. O problema é complicado com a falta de organização na cronologia dos dados e na dificuldade de entender a letra de outros profissionais.

O Prontuário Eletrônico é um meio de facilitar o acesso as informações clínicas e permite ter todas as informações mais importantes disponibilizadas facilmente com uma ferramenta chamada Sumário. Nele estão todas as informações relevantes disponíveis em uma olhada rápida como os problemas médicos ativos, medicação em uso, exames alterados, alergias, lembretes para cuidados preventivos e outras informações importantes para tomada de decisão. É mais detalhado que a lista de problemas do POP/RMOP e menos detalhado que os sumários de cada módulo de diagnósticos, medicações, tratamentos, exames laboratoriais, etc.

O Sumário pode ter outros nomes como histórico ou folha de rosto, mas todos têm o objetivo de gerenciar informações.

Os outros módulos do Prontuário Eletrônico também podem ter dados mais detalhados com o sumário clínico, laboratório, prescrição, atestados, encaminhamentos etc.

O sumário deve ter a capacidade de ser customizado pois alguns profissionais tem preferência por muitos dados ao mesmo tempo, ou mais resumida ou dados separados.

O sumário pode ser atualizado automaticamente em cada consulta o que é difícil de ser realizado em um prontuário em papel. Preferencialmente os dados devem ser disponibilizados automaticamente com dados oriundos de outros módulos. Para a automação é necessária a entrada de dados estruturados nos outros módulos do prontuário eletrônico. A entrada de dados manual é opcional.

Idealmente o sumário deve ter todos os dados mostrados em uma tela única, mas alguns profissionais podem preferir ver os dados separadamente. Na Interface Gráfica abaixo é possível ver os dados agrupados na mesma tela (clique na imagem para aumentar de tamanho).

O sumário, como as outras ferramentas do Prontuário Eletrônico, ajudam no processo de territorialização, quando o profissional tem que conhecer todos os pacientes da sua área de abrangência o que é uma tarefa bem demorada. Uma boa representação de dados ajuda na memória, agrupando os dados de uma forma mais prática.

5 Respostas to “Ferramenta de Sumário no Prontuário Eletrônico”

  1. Gustavo Landsberg Says:

    Fábio, adorei o site! Parabéns e obrigado pelas informações…. Um abraço

  2. Leonardo Alves Says:

    Olá,
    vi que é um estudioso de prontuário eletrônico. Todas os temas que coloca em seus posts sao muitíssimo bem pensados e divergem da minha opinião em poucos detalhes.
    em breve farei outros comentários sobre seus artigos.
    mas, de antemão, parabéns.

  3. claudio candiani Says:

    Ola Fábio, atualmente trabalho na GEREPI que é a parte do distrito que lida com prontuário eletrônico. Tenho tentado entender a lógica de melhorias do gestão, sisrede. A resposta que escuto há alguns meses é que o gestão passará para uma plataforma web, e nesta hora as melhorias poderão ser implementadas. Dei uma série de sugestões mas não tão bem estruturadas como você. Se não se importa indicarei seu blog para uma referência da GTIS que conheço que trabalhará nesta migração de plataforma.
    Muito legal seu trabalho!
    Cláudio

  4. Leonardo Alves Says:

    Qual o seu email ? haveria possibilidade de me enviar ?

  5. Paulo C B Freire Says:

    Prezado Fabio Castro

    Boa noite

    Sou médico e trabalho em um projeto pessoal chamado Portal Saúde Direta há aproximadamente 5 anos, com uma equipe multidisciplinar. Lançamos o Beta-teste esta semana e gostaria de sua avaliação. É uma plataforma de trabalho médico (www.saudedireta.com.br) totalmente web, GRATUITA aos médicos, com Banco de dados de Medicamentos, Interações medicamentosas on line, agenda eletronica e demais funcionalidades.

    Foi projetado, concebido e realizado por médicos, para ficar com a cara de médicos.

    Atenciosamente

    Dr Paulo Freire

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: