Textos Médicos com Extensão CHM


Fábio Castro

Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde me mandou um CD com o novo protocolo de Diabetes Melitus e atendimento em angiologia e cirurgia vascular. Já dava para prever que era um arquivo em PDF criado em um formato que pode ser impresso como um manual ou livro o que foi logo confirmado.

A segunda coisa que procurei observar é se o arquivo tinha um índice/sumário/favoritos para facilitar a busca de partes específicas do texto. O arquivo não tem um como mostra a screen abaixo (clique na imagem para aumentar de tamanho).

A próxima chance era procurar o índice, que fica na página 10, e não vou lembrar quando precisar, e ver se clicando nos tópicos serão abertos automaticamente. Não funciona. Como sempre era mesmo só um texto em PDF feito para ser impresso. Então o arquivo só serve para estudar em casa pois para usar no meio do atendimento para tirar dúvidas fica bem complicado procurar um item que eu quero. Vou ter que procurar o sumário, ou fazer uma busca e tem gente que vai passar página por página até achar. A screen abaixo é do índice do protocolo (clique na imagem para aumentar de tamanho).

A screen abaixo é um livro de consulta rápida, 5-Minute Clinical Consult (5MC), que usa a extensão CHM ao invés da PDF. A vantagem é ter sempre um índice disponível no lado esquerdo da tela. No meio do atendimento de uma paciente com cálculo renal eu resolvi dar uma olhada rápida para ver se tem coisa nova na última edição. Clico na tecla do windows que fica no canto inferior do teclado, clico no atalho para “livros de medicina” que eu coloquei no meu iniciar, o arquivo do 5MC é o primeiro da lista pois coloquei um “zero” antes do nome para ficar entre os primeiros da lista por ser um dos mais usados, abri o arquivo, procurei na letra N (nefrolitíase não estava na lista) e achei na letra U (urolitíase em inglês). São poucos segundos para encontrar o que eu quero e a maior barreira é o lembrar do termo equivalente em inglês.

Como o texto é pequeno, bem “telegráfico” para consulta rápida, podendo ser mesmo lido em cinco minutos, achei fácil a parte de tratamento. Já no começo do texto já cita informações que eu não sabia sobre o uso de bloqueador de canal de cálcio o que era útil visto que a paciente era hipertensa. Ter citado o NNT também ajudou pois é muito trabalhoso encontrar este tipo de informação. A screen abaixo é do texto (clique na imagem para aumentar de tamanho).

A extensão CHM (Compiled HTML Help) foi criada para criar arquivos de ajuda de software. Para quem usa programas mais antigos é só apertar a tecla F1 que vai aparecer o arquivo de ajuda no formato CHM ou a versão mais atual se for uma versão mais atual do Explorer. Atualmente os softwares estão vindo com ajuda online com o arquivo CHM sendo substituído por um link na internet. Vários livros médicos estão disponíveis em formato CHM por ter um índice sempre disponível para facilitar o acesso e por ser um formato bem leve comparado com o PDF. O formato CHM funciona bem até em computadores antigos podem até ser lidos em iPhone, iPod e iPad.

Imagino até que um arquivo médico em CHM substituindo o arquivo original de ajuda de um Prontuário Eletrônico. Quando o médico tiver uma dúvida é só apertar a tecla de pânico (a tecla F1) que aparece o arquivo de consulta rápida como o 5MC.

Voltando ao novo protocolo de diabetes, com um índice adequado e no formato CHM o texto poderia ser usado para consulta rápida durante a consulta médica, com maiores chances das novas informações serem colocadas em prática que é o objetivo final do protocolo. Como no setor público os computadores são usados até não funcionar mais, é bem provável que um arquivo em PDF, criado em uma versão mais nova do Acrobat Reader, fique bem pesado de usar em um PC mais antigo e também seja abandonado devido a lentidão no uso.

No site http://download.cnet.com/windows/ existem vários editores de CHM. É só fazer a busca com a palavra “chm editor” que os programas aparecem na lista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: