Problema Índice no POP


Fábio Castro

Os profissionais de saúde gastam boa parte do seu tempo em atividades relacionadas com gerenciamento de informações seja coletando e gravando dados dos pacientes, consultando colegas, lendo literatura cientifica, planejando procedimentos diagnósticos e estratégias de cuidados, interpretando resultados de exames, ou fazendo pesquisas relacionadas com os problemas dos seus pacientes. Qualquer ferramenta que ajude a agilizar a entrada e acesso aos dados é de grande utilidade.

Existem variações do Registro Médico Orientado para o Problema (RMOP), também chamado de POP (Prontuário Orientado para o Problema), que permitem trabalhar com patologias múltiplas. A Interface Gráfica abaixo é de um prontuário eletrônico que usa o POP com uma lista de problemas no lado esquerdo da tela (clique na imagem para aumentar de tamanho).

Como no prontuário escrito, cada problema se refere a uma pasta do prontuário em papel do RMOP. O prontuário em papel também inclui o prontuário de cada membro da família. Dentro de cada pasta do paciente existem vários compartimentos separando os problemas. Abas laterais indicam o nome dos pacientes, os problemas e até outros formulários do POP.

O Prontuário Eletrônico acima imita esta organização de pastas com várias vantagens. Uma é não ter limitação de espaço. Por exemplo, todas as pessoas de um orfanato podem ser consideradas como uma única família no prontuário eletrônico o que seria impossível com um prontuário escrito no sentido de guardar informações. O número de problemas também não tem a limitação física do prontuário escrito.

As abas superiores imitam os formulários escritos de prescrição, exames, atestados, ficha de produção e encaminhamento do prontuário em papel. No preenchimento eletrônico não é necessário repetir dados como a data e nome do paciente. O que foi feito é passado automaticamente para o espaço próprio no SOAP.

Além da facilidade de entrar dados rapidamente e recuperar os dados em vários formatos, o Prontuário Eletrônico usando o POP permite outras melhorias. Na interface anterior o problema “ASMA” foi dividido em mais dois problemas (crise asmática e atendimento de rotina) tornando o problema “Asma” um problema índice para outros problemas. O objetivo é servir como filtro para outras ferramentas.

Na ficha de produção é possível colocar automaticamente o CID para ASMA automaticamente se o problema for evoluído na pasta raiz. É possível ser ainda mais específico no atendimento de crise e/ou controle. Os dados estatísticos ficarão ainda mais detalhados vistos que se o profissional estiver trabalhando corretamente o atendimento de crise asmática tende a diminuir, seja para cada paciente ou todos os pacientes. O profissional nem precisa preencher dados adicionais para criar estas estatísticas pois o POP é centrado na tarefa, sem enfatizar dados administrativos e sim facilitar a comunicação clinica.

Se eu evoluo na “crise” vou ter outras vantagens na hora de prescrever pois serve como filtro para as medicações de crise asmática. Se eu tenho alguma dúvida em relação a Asma eu clico em uma ferramenta de consulta e aparece já filtrado as diretrizes sobre crise asmática.

No próximo post vou falar do assunto para o caso de pacientes crônicos onde será mais visível a importância do POP para o profissional da APS.

Uma resposta to “Problema Índice no POP”

  1. MeuProntuario.net Says:

    Excelente.

    O MeuProntuario.net trabalha de forma semelhante, com abas e com organização por árvores que organiza muitíssimo as doenças.

    O exemplo que mostrou é muito bom. Suas referências são boas.

    Leonardo Alves
    http://www.MeuProntuario.net

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: