Encontro do Grupo Tarefa CIAP/ICPC2 e Prontuário Eletrônico


Foi realizado em São Paulo, no fim de Novembro, um encontro do Grupo Tarefa sobre a codificação CIAP/ICPC2 e Prontuário Eletrônico da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), além de representantes do Ministério da Saúde e cinco empresas desenvolvedoras que apresentaram seus Prontuários Eletrônicos.

O objetivo foi discutir questões relacionadas com o Prontuário Eletrônico na Atenção Primária a Saúde (APS) focando inicialmente no CIAP/ICPC2, SOAP e o conceito de Episódio. Entre os objetivos estavam estudar a criação de um Certificado para Atenção Primária na Saúde (APS), requisitos para os prontuários eletrônicos na APS e pesquisas relacionadas com o assunto.

Foram realizadas cinco apresentações de software sendo três estrangeiros. Nenhum dos software respondia completamente ao uso do CIAP, SOAP e conceito de Episódio/Encontro. No final foi escolhido iniciar os trabalhos com o software holandês TransHis para realizar algumas pesquisas sobre o assunto.

Uma informação interessante que foi discutida é que não existe Prontuário Eletrônico ideal e dificilmente deverá existir pois as empresas tendem a desenvolver um software para servir para todas as situações com o objetivo de diminuir os custos de desenvolvimento. Então pelo menos deveria existir garantias que os requisitos para a APS sejam contemplados.

Em relação aos custos uma empresa citou o valor de 0,25 centavos por habitando por mês. Este valor simplifica questões burocrática pois pode ser instalado em um número ilimitado de computadores ou sem limites de usuários na Cidade.

Considerando 3 reais de gastos com habitante por ano e considerando outros gastos como hardware, instalações e apoio daria cerca de 1% do que o Governo gasta por habitante por ano (cerca de 450 reais). Em termos de Brasil seria cerca de 400 milhões de Reais por mês cobrindo 70% da população. Em 10 anos seriam um gasto de 4 bilhões de Reais o que dá uma idéia da importância do tema e garantir que o investimento seja bem feito deixando de ser apenas mais burocracia, trabalho, perda de tempo e dor de cabeça para os profissionais e sim algo útil e que resolva, pelo menos em partes, os problemas encontrados na APS no Brasil.

Bibliografia

Diagnóstico de Demanda em Florianópolis utilizando a Classificação Internacional de Atenção Primária 2a Edição (CIAP 2) – http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5159/tde-08032010-164025/publico/GustavoGusso.pdf

Uma resposta to “Encontro do Grupo Tarefa CIAP/ICPC2 e Prontuário Eletrônico”

  1. Angel Mar Says:

    Caro Fábio.

    Em minha tese faço um vôo geral sobre Registro Clínico para a APS e comento sobre o ICPC2. O detalhamento é pequeno, já que eu quis ser entendido pela informática médica.
    Se quiser bater os olhos, veja no link http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-28082009-095729/pt-br.php

    Um abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: