Test Drive do Google Health


Fábio Castro

No post anterior foi criado um exemplo de Prontuário Pessoal de Saúde. A idéia não é nova pois já existem programas semelhantes. Um bom exemplo é o Google Health:

Não considero o Google Health ideal para o SUS pois não foi considera que o paciente esteja cadastrado em uma equipe do PSF o que inviabiliza várias ferramentas como as já propostas no post anterior.

As ferramentas disponíveis no Google Health são exemplos do que é possível ter em um Prontuário Pessoal de Saúde (Clique nas imagens para ampliar).

Na barra de ferramentas superior existe a opção de fazer download dos dados para um arquivo em PDF. O arquivo pode ser usado para salvar os dados ou imprimir/enviar para um profissional de saúde. A opção “share” permite citar os emails de quem poderá acessar o arquivo. O email cadastrado no Google é um deles então os outros profissionais também tem que estar cadastrados no Google. 

Na barra da esquerda tem opção para escolher o meio de enviar alertas e notificações de segurança (email), marco por uma caixa amarela, e a opçao de adicionar contatos médicos como mostrado na interface abaixo.

Na barra da direita existe uma ferramenta para trocar dados com outros prontuários eletrônicos e serviços de informações médicas. Na verdade só lista os Prontuários Eletrônicos sem ter nenhuma interação.

A coluna central tem várias opções para adicionar dados: Problemas, Medicações, Alergias, Exames, Procedimentos, Vacinas, Convênios e Arquivos. A interface abaixo usada como exemplo tem campos já preenchidos.

A interface abaixo mostra duas imagens sobre como os campos são preenchidos com dados estruturados.

Existem ferramentas para controle de dados como peso, sono, pressão arterial etc. Podem ser adicionados mais dados depois que aparecem em forma de gráficos na página principal. Na interface de peso existe a opção de colocar os dados na forma gráfica e usando a linha do tempo. São dados de interesse para o médico visto que no consultório só se tem uma visão momentânea do dado.

O Google Health é gratuito para quem usa e os ganhos do Google vem na forma de propagandas. Qualquer um pode se inscrever e usar. O que eu criei ainda não apareceu nenhuma propaganda, mas imagino que se eu adicionar um problema, como Disfunção Erétil, vai aparecer propaganda de medicações sobre este problema. Estou sempre recebendo Spam de Viagra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: