Favoritos no Prontuário Eletrônico


Fábio Castro

Todo mundo deve ter uma lista de Favoritos no seu Browser. Quando liga o computador o usuário vai direto nesta lista de favoritos para ir aos seus sites favoritos sem ter que perder tempo digitando o link, lembrando o endereço ou fazendo buscas.

A prática da Medicina também tem seus exemplos de “favoritos”. Um bom exemplo pode ser uma lista de CIDs, medicamentos ou exames que são mais usados. Um exemplo pode ser um plantão de pronto atendimento. Os CIDs das doenças mais comuns em um PA podem estar listados em uma folha para facilitar a busca. O mesmo pode acontecer com as medicações e exames disponíveis no serviço. A lógica serve para qualquer especialista. Um oftalmologista usa, na maioria das vezes, os códigos do CID relacionados com a sua especialidade e mesmo assim apenas uma parte é usada com mais frequencia.

Na Atenção Primária a Saúde (APS) foi criada a Codificação Internacional da Atenção Primária (CIAP) para complementar o CID 10. O CIAP funciona como um favorito por listar os problemas mais comuns encontrados na APS (incidência maior que 1 por 1000 na população). Para o resto continua sendo usado o CID.

A interface abaixo é um exemplo do uso do CIAP em um Prontuário Eletrônico que usa o conceito de Prontuário Orientado para o Problema com Lista de Problemas (clique nas imagens para aumentar de tamanho). O profissional clica na primeira coluna para escolher o sistema (foi escolhido o sistema hematológico – B de blood); depois foi escolhido procedimento (2); e apareceu uma lista dos problemas mais frequentes.

Para quem se interessar em ver como funciona é só clicar no link: http://icpc2.danielpinto.net/A/

Depois de definido o diagnóstico o profissional pode querer prescrever alguns exames. A interface abaixo mostra um modelo de favoritos para escolha de exames para um problema (no caso foi selecionado o problema ASMA). Na primeira coluna estão os exames geralmente pedidos durante um atendimento da asma. Na segunda coluna fica outra lista de exames mais pedidos e não todos os exames pois a lista seria muito grande. Na terceira coluna tem um exame agrupado com todos os exames usados para o diagnóstico diferencial da Asma que podem ser pedidos com poucos cliques. O Prontuário Orientado para o Problema facilita criar a lista de exames para cada problema.

Pedir medicação segue a mesma lógica. Na interface abaixo a primeira coluna lista as medicações disponíveis na farmácia do SUS. As cores indicam se estão disponíveis no estoque (verde) ou não (vermelho). É um fator de decisão importante na decisão dos médicos que trabalham na PSF. Na segunda coluna estão listados todos os medicamentos usados no tratamento da Asma (nem todos). Os medicamentos disponíveis para serem comprados na farmácia popular também estão marcados (a lista é fictícia). A terceira coluna mostra modelos de prescrição já prontos onde com poucos cliques é possível criar uma prescrição para o problema Asma. Novamente o Prontuário Orientado para o Problema facilita criar a lista de medicação para cada problema.

Outras tarefas de um Prontuário Eletrônico também seguem a mesma lógica. Pedir um encaminhamento para um paciente com Asma na grande maioria das vezes será para um Pneumologista. Ao se pedir atestado médico será na maioria das vezes por um dia então tem que ter esta opção já pronta. Os lembretes e sumários são outros exemplos de favoritos, mas para mostrar os dados que devem ser visualizados com mais frequencia. A Lista de Problemas da interface dos exemplos anteriores também é um exemplo de favorito pois só mostra os problemas principais e esconde os menos importantes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: