Informática Médica no XI CBMFC


A Informática Médica esteve presente com frequencia no XI Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado em Brasília/DF, entre os dias 23 e 26 de junho de 2011. Em todos os tipos de eventos era possível ver que a Informática Médica estava ocupando espaço. Podia ver a citação do tema nas lasas que presenciei e ou em eventos onde apareceu sem que eu procurasse. Podia ser eventos dedicados como a apresentação do CIAP e Sistemas de Apoio a Decisão; teve sala sobre Sistemas de Informação e telemedicina; o Programa de Educação Permanente inclui um Campus Virtual; havia vários posters onde os apresentadores consideraram o uso da informática na resolução dos trabalhos; o curso sobre abordagem familiar sempre citava a importância de usar as ferramentas no computador; nos corredores era possível encontrar gente interessada em discutir o assunto. Alguns estavam desesperados com os problemas que a informatização criava ao invés de resolver.

O mais notável foi a preocupação do Departamento de Atenção Básica com o tema. O Plano Nacional de Banda Larga tem como alvo principais as escolas e unidades de saúde. A banda larga será oferecido para as prefeituras a baixo preço (35 reais contra 70 reais por 1 MB). O objetivo é apoiar a telemedicina, o Cartão Nacional de Saúde e um Sistema de Informação Unificado. Foi citado a futura disponibilização de um Registro Eletrônico do Usuário (REU) gratuito para as prefeituras que se interessarem. O REU terá uma folha de rosto que será um resumo para troca de dados entre várias cidades. Escolher um prontuário único tem mais chances de acertar, mas também de cometer um grande erro.

O congresso também teve notícias ruins. Um médico holandês citou que o pessoal de Tecnologia de Informação tem muita dificuldade em entender a Atenção Primária.

Uma resposta to “Informática Médica no XI CBMFC”

  1. naty Says:

    Muito boa matéria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: