Test Drive do SmartDoctor – segunda parte


Na primeira parte do test drive do SmartDoctor foi sobre as funcionalidades da tela inicial e a agenda. Esta parte será sobre o prontuário médico.

Para ir direto no prontuário do paciente não precisa passar pela agenda. Clica na aba “prontuário” e a primeira tela que aparece é a busca do paciente. É um recurso muito usado no PSF, seja por falta de agenda eletrônica, ou pela forma de trabalho, ou encaixes de pacientes extras (clique nas imagens para ampliar).

A tela inicial mostra a foto do paciente e dados do cadastro. No PSF considero o endereço e o nome do ACS responsável pela microárea do paciente seria mais importante que os dados clínicos mostrados, como peso e IMC (1). Só olhando para o paciente sentado na frente já dá para saber se é obeso ou não. A tela inicial também mostra uma lista de problemas (2) e lembretes (3). São recursos que eu uso muito. Existe um histórico que aparece em um PDF após clicar, mas no exemplo estava vazio.

Clicando em registro clínico, aparece uma lista de encontros que a paciente teve com vários serviços de saúde que usam o SmartDoctor. Cada encontro irá listar os módulos que foram usados pelo profissional. Coloquei um exemplo indicado pela seta para exemplificar (na tela original aparece como sendo uma janela popup).

Um menu “adicionar” permite escolher os módulos mais usados (exames, prescrição e exames). O menu “filtrar por..” permite escolher entre uma lista de módulos já pedidos. Coloquei os dois menus na mesma interface abaixo.

Uma funcionalidade que sinto falta é salvar documentos digitalizados no prontuário eletrônico. O SmartDoctor tem esta opção. Na opção “adicionar arquivos” faltou a opção de capturar imagem direto de uma webcam.

Outras abas permitem visualizar as prescrições anteriores. Não consegui prescrever medicações para ver como ficariam salvas depois. A interface abaixo mostra como é o módulo de prescrição dos protocolos. O medicamento pode ser pedido por busca, como na interface abaixo, com favoritos (mais usados) e de forma não estruturada (na aba “avulsa”). Clicando na estrela (1) é possível indicar a medicação como sendo uma favorita.

A aba “exames” permite ver a lista de exames pedidos e o resultado. Um menu flutuante (1) permite entrar os resultados dos exames, imprimir, cancelar pedidos e duplicar (repetir o pedido). Essa ferramenta duplicar costuma ser muito bem vinda pelos médicos. No prontuário eletrônico que eu atualmente falta esta opção no módulo de laboratório e agilizaria bastante os pedidos de exames.

Ainda no módulo exames, clicando em “planilha de resultados”, é possível ver os resultados na forma de planilha. A planilha mostra os exames e as datas em que foram pedidos, facilitando analisar exames pedidos em série. Um filtro permite analisar períodos menores. Marcando um exame e clicando em “gráficos” aparece os resultados no formato gráfico, facilitando ainda mais a análise dos dados. Coloquei a janela dos gráficos junto com a tabela para simplificar.

A aba “textos” permite usar formulários como atestados e relatórios. O recurso não foi estruturado, sendo necessário baixar o arquivo, clicar para abrir em um editor de texto fora do programa (1) e depois editar os dados. Um formulário estruturado automatizaria os recursos, sendo bem mais rápido para usar. O prontuário que uso atualmente lista os relatórios que já foram pedidos, com data e responsável.

A interface abaixo mostra o texto de “atestado médico” em um editor de texto. O texto foi gerado já com o nome da paciente e a data, mas é necessário editar o CID e os dias de atestado.

A aba “diagnósticos” permite entrar o código CID de uma doença. Clicando em “prioridade”, na janela pop up para busca do CID, é possível escolher a prioridade e se for alta prioridade irá aparecer na lista de problemas no inicio dos dados clínicos. Ao procurar a palavra “asma” apareceu também “toxoplASMA”. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: